• Agência Black Lion

Você sabe o que é índice de maturidade digital?


É fato que nos últimos anos, com a evolução tecnológica e digital desenfreada, os hábitos de consumos mudaram muito. A maioria das pessoas

consomem tudo de forma mais rápida e com uma janela de decisão muito curta, com isso as empresas devem se reinventar e elaborar estratégias de negócios, para atrair o público e de forma assertiva e ágil convertê-lo em cliente.


Dito isso, hoje para qualquer negócio, o Marketing Digital é imprescindível. É possível encontrarmos inúmeras empresas que não possui este tipo de serviço, porém a projeção para estes não é favorável, a mudança digital está acontecendo agora mesmo, e tudo que nós estamos aprendendo neste momento, provavelmente mude de um dia para o outro. O mercado digital é rápido e está em constante mudança, novas tendências são lançadas e novas plataformas de comunicações inseridas.


Devido a essa agilidade, muitas informações são geradas, dificultando

assim o entendimento de uma marca referente a seu público alvo. Para melhorar essa percepção, devemos trabalhar com dados estruturados e em cima destes realizar tomadas de decisões, de acordo com suas necessidades e formas de consumo.


Antes de elaborarmos o IMD (Índice de Maturidade Digital) de uma empresa é interessante sabermos qual o conceito por trás da estratégia, e o que isso influenciará na estruturação e execução de todo o projeto.


O objetivo do Índice de Maturidade Digital é oferecer um caminho para

quem está em busca de desenvolver estratégias digitais, para começar certo ou percorrer de forma mais ágil e assertiva o objetivo da empresa.


Para facilitar o entendimento, podemos separar o IMD em três estágios

principais: Nascentes, Emergentes e Conectadas.


O estágio nascente é quando as empresas estão começando na presença

digital. Elas podem possuir ou não site responsivos, domínios válidos e

hospedagens dedicadas.


No estágio emergente, possuem sites responsivos, certificados de segurança,

não necessariamente estão otimizados (SEO) com URL’s amigáveis, estão no

Google meu negócio e possuem estratégias de e-mail marketing, redes sociais,

mas sem calendário editorial consistente (não há frequência).


No estágio conectadas, a principal característica é a integração de dados e as

estratégias de comunicação baseadas nesses números.

Site 100% otimizado (busca orgânica), campanhas pagas no ar (Google e Redes sociais), atua nos 360º graus do digital com ferramentas de performance, branding e base de clientes. Utiliza analytics e data studio para tomada de decisão consistente.


O seu negócio, se encontra atualmente em qual estágio do IMD? Entre em contato com a Agência Black Lion, e solicite nossa consultoria de marketing para alavancar seu negócio! Autor: Castro, Silva. Publicado em: 11/05/2021

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo